O papel da logística dentro das empresas mudou. O profissional de logística, antes conhecido por apenas realizar tarefas operacionais e ser despreocupado com a dinâmica e a estratégia de suas ações, agora, é visto como o grande responsável pela administração do fluxo de materiais e informações da organização, ou seja, por todo o processo logístico, desde o controle de estoque e matéria-prima até a distribuição e transporte dos produtos para os clientes.
Essa transformação ocorreu tanto aos olhos dos gestores das empresas, que, ao longo dos anos, passaram a investir mais em profissionais com habilidades logísticas para integrar as suas equipes, como para os próprios profissionais, que, com o auxilio da tecnologia, começaram a atuar com uma postura multifuncional.
Hoje, eles mostram que conhecem a fundo cada uma das práticas operacionais que integram a logística e conseguem potencializar seus conhecimentos por meio de recursos tecnológicos, aumentando a produtividade e gerando insights positivos para a empresa.
Eficiência no fluxo de informações e materiais
O fluxo de informações de uma organização é de extrema importância para as operações logísticas. Em uma loja virtual, por exemplo, os produtos disponíveis para os clientes só podem estar à mostra na vitrine se, no estoque, existir determinado artigo.
A informação gerada pelo profissional da área de estoque precisa chegar para a equipe que atua em vendas e na parte comercial. Assim, você evita prejuízos como o desperdício de tempo do consumidor e diminui os gastos com ações de retenção de clientes.
Por isso, manter um fluxo contínuo de informações dentro da empresa ou até realizar a integração dos seus sistemas com os sistemas de seus parceiros é crucial para o bom andamento das operações, onde qualquer problema pode representar um aumento considerável nos custos.
Modernização dos processos logísticos
O profissional que tem familiaridade com ferramentas como ERP, WMS e TMS tem maiores chances de sucesso no mercado de logística. Diversos processos, como roteirização, recebimento, expedição, armazenamento e até mesmo a gestão da contratação de frete (que, até pouco tempo, exigia grandes esforços por parte do colaborador e demandava muito tempo de trabalho) passam a ser feitos em soluções online.
No caso da roteirização, por exemplo, você pode contar o TMS Tracking para reduzir custos e ganhar tempo a partir de uma roteirização automatizada, que permite:
- Simular preço, prazo e distância;
- Ajustar as suas preferências de entrega e as restrições de frota e de carga;
- Otimizar a distância percorrida e o tempo de entrega, aumentando a qualidade;
- Efetuar roteirizações com o menor número possível de veículos da sua frota;
- Analisar percursos, alertando a viabilidade de cada rota.
Por sua vez, a gestão de fretes traz o conceito da nuvem, com muito mais benefícios do que os diretamente relacionados à infraestrutura, pois uma plataforma 100% web, como o TMS LINCROS, facilita muito a troca de informações entre as empresas envolvidas no processo de transportes.
Confira algumas dessas vantagens:
- Os embarcadores podem disponibilizar cotações online para suas transportadoras;
- As transportadoras têm acesso ao mesmo sistema do seu cliente (embarcador) e, assim, conseguem acompanhar eventuais mudanças nos seus processos de cobrança;
- Os consumidores das mercadorias podem acompanhar de forma centralizada a sua entrega.
Ou seja, o desenvolvimento tecnológico, voltado para atender às operações logísticas, também oferece soluções que contribuem para a melhoria, agilidade e confiabilidade dos processos. Nesse aspecto, a logística na nuvem é mais uma alternativa criada para aprimorar as rotinas, os processos e os resultados relacionados à logística.
Além disso, por meio de recursos de conectividade com os sistemas das transportadoras (EDIs), tecnologias de apontamento web e tecnologias mobile, o TMS LINCROS garante a gestão de ocorrências e prazos de todos os perfis de transportadoras.
A tecnologia para o profissional de logística
A logística e a tecnologia andam de mãos dadas na busca por melhores resultados, tanto nos processos internos (operacionais e administrativos) quanto nos externos (relação com os clientes) de uma empresa.
A troca de informações e o bom gerenciamento do fluxo de materiais permite à empresa reduzir custos logísticos, bem como aperfeiçoar o serviço praticado pela equipe, que trabalha com maiores chances de acerto e a possibilidade de melhorar a relação com os consumidores e a entrega de informações ao cliente.
Gilson Chequeto
CEO e Diretor Comercial da Lincros