Já não é novidade que não ter um planejamento e o acompanhamento de rotas afeta diversos segmentos. E quando se fala em como a falta de visibilidade em rota afeta o setor alimentício, é necessário mais atenção pois o assunto torna-se ainda mais crítico.
Atualmente, existem grandes empecilhos nos processos de distribuição devido aos cuidados relacionados às cargas. Mas afinal, qual o impacto real da falta de visibilidade em rota nas operações logísticas de transportes?
No Planejamento de Rotas
O planejamento de rotas é essencial para qualquer segmento. Mas no setor alimentício se torna ainda mais especial devido aos curtos prazos de entrega de certos tipos de produto, como cargas refrigeradas, etc. Por esse motivo, há a necessidade de possuir um analista que fique responsável pela gestão dos percursos que deverão ser cumpridos pelos motoristas posteriormente.
Além disso, é interessante que haja automatização nesse processo. Um software de roteirização é peça-chave na eficiência do planejamento de rotas bem como, na eficiência total da operação logística de transportes. Eliminando os processos operacionais, podendo se ter maior foco em decisões estratégicas.
Tendo a visibilidade dessas rotas em tempo real, o processo acaba se tornando mais ágil e eficiente. Evitando atrasos com as cargas de alimentos e garantindo a segurança das cargas o que consequentemente evita roubos e furtos.
Sendo assim, o planejamento de rotas é parte da organização de calendário. Assim, é possível uma melhor programação das rotas sobre todas as etapas que envolvem o processo de transportes.
Na Previsibilidade das Rotas
Novamente, o planejamento logístico é dito como essencial. É perceptível sua importância e necessidade em uma operação logística robusta e que agregue grandes resultados a empresa e a sua lucratividade.
Além disso, o planejamento auxilia na previsibilidade de rotas, o que acarreta diversos benefícios. Como a geração de economia devido ao cálculo de rotas pré existentes. Assim, há como entender se este trajeto está ou não no orçamento de transportes da operação. E ainda, há a economia de quilometragem, o que mais uma vez acarreta a redução de custos, seja com combustível, hora do motorista, etc.
Como aliar redução de custos logísticos a tecnologia?
Na capacidade de cargas
Outro fator importante, é a escolha do veículo correto. Tendo a visibilidade em rotas bem consolidada há como escolher o veículo correto para determinados trajetos.
Imagine que dois veículos entrem em rota sem sua capacidade máxima de armazenamento, e isso acontece algumas vezes no mês. Ao final, os custos de transportes serão, no mínimo, o dobro do que seriam se existisse um planejamento por trás da capacidade do veículo. Duas rotas, poderiam ter sido apenas uma rota otimizada.
Menos controle nas mãos do motorista
Sua empresa ainda confia na memória dos motoristas? Pois então, com o cenário complexo da logística brasileira é praticamente impossível deixar essa responsabilidade nas mãos que quem está executando as entregas e prestando atenção nas condições do trânsito e do caminhão. Lembre-se: não é papel do motorista, planejar ou ordenar as entregas a serem executadas. Isso é papel de inteligência competitiva da sua empresa.
Com um controle e planejamento de rotas pré-estabelecido e com visibilidade dos motoristas em rota, seu controle se torna muito mais rígido e executável. Ao realizar a gestão de distribuição das entregas, com acompanhamento dos seu motoristas em tempo real, é possível ter o mapeamento de paradas não programadas, paradas para refeição, entre outros.
Um software de gestão de entregas traz centralização de informações para os decisores logísticos, bem como, controle da eficiência das rotas planejadas e o seguimento destas rotas pelo motorista.
Sua empresa tem uma operação eficiente e com informações centralizadas? Fale com nossos consultores e confira nossa demonstração gratuita de Roteirizador e Acompanhamento de Entregas.