É cada vez maior a preocupação dos gestores em conquistar uma logística de alto nível. Para isso, é preciso observar os processos e oportunidades de melhorias ao longo da rotina. Por isso, para se conquistar uma logística de alto nível é importante observar alguns pontos do processo. Não basta apenas ter bons profissionais, mas também as ferramentas certas para que as pessoas possam performar.
Neste post separamos 5 pontos essenciais para que o seu processo logístico seja um diferencial competitivo na empresa. Veja quais são e como aplicá-los!
Ponto 1 – Uma logística de alto nível começa pelas pessoas
Todo processo depende de pessoas qualificadas para executá-los. Por mais automatizada que a sua logística seja, você precisará de uma equipe de alto nível que saiba transformar dados em melhorias ao longo do processo.
Portanto, o primeiro ponto a ser observado por quem quer ter sucesso no processo logístico é a performance da equipe. Seus profissionais precisam conhecer a fundo os pontos principais da logística e saber de que forma eles são executados. Devem estar preparados para lidar com imprevistos e abertos a iniciativas de melhorias. atuar na cultura da empresa para que as pessoas tenham a mente aberta e saiba se integrar ao processo de inovação é fundamental.
Não deixe de investir em treinamentos, webinars e bate-papos sobre logística. Muitos conteúdos são gratuitos e estão disponíveis na web. Além disso, ações de benchmark, valorizando a troca de informações e boas práticas com outras empresas, também e importante.
Principais especializações em logística para enriquecer o currículo
Ponto 2 – Seus processos precisam ser integrados
A logística não é um setor isolado da empresa. Pelo contrário: ele tem papel fundamental para o bom funcionamento de outras áreas. Por exemplo: quando se trata de logística inbound, é fundamental que os processos de distribuição estejam alinhados com a necessidade produtiva da empresa. O gestor de logística precisa de informações do gestor de produção da fábrica e vice-versa. Já na logística outbound, é importante entender as práticas comerciais e alinhar com os setores de vendas e faturamento as boas práticas da companhia.
Importante salientar que essa troca não deve permanecer apenas meios informais, como conversas em reuniões ou telefonemas. Uma solução de gestão logística integrada ao ERP da companhia é a saída mais segura para que as informações sejam distribuídas e compartilhadas com segurança e eficiência.
Ponto 3 – Tenha os melhores fornecedores
Quem atua com logística terceirizada sabe dos desafios que é garantir entregas de qualidade e dentro do prazo. O primeiro passo para uma logística de alto nível quando o processo de distribuição é terceirizado, é a contratação do frete. O gestor deve ter a certeza de que está escolhendo os fornecedores com o melhor custo-benefício. Para isso, a cotação do frete deve ser automatizada.
Um bom sistema de contratação de fretes proporcionará ao gestor a oportunidade de ter os melhores fornecedores, reduzir custos com rotas otimizadas e ainda realizar uma negociação assertiva.
Outro fator importante é o desenvolvimento de rotas bem planejadas com apoio tecnológico. Ao integrar o fornecedor a este processo será possível acompanhar com mais transparência a rotina de entregas, observar os pontos de melhoria na roteirização e ainda mensurar o cumprimento dos prazos estipulados para a entrega.
Ponto 4 – Use os dados ao seu favor
Quer uma logística de alto nível: tenha informações em mãos. Atualmente é impossível melhorar processos sem que estejam automatizados e que se extraiam dados de cada etapa. Por isso, invista em uma solução que lhe permita gerir a logística de ponta a ponta, da contratação do frete até o pagamento dos CTEs. Além de ter um bom sistema que lhe permita analisar qual é a transportadora de melhor custo-benefício, aposte em roteirização e monitoramento de rotas.
Sua estrutura de distribuição é interna? Sua torre de controle precisa de dados para poder atuar em melhorias contínuas. Para isso, sua solução de gestão deve oferecer uma visão completa do processo de distribuição em tempo real.
Se você já usa a solução da Lincros, sabe que pode extrair dela relatórios completos com informações estratégicas para a melhoria do seu processo. E este é um ponto fundamental da operação logística: analise os dados e utilize-os para aplicar mudanças positivas no processo de trabalho. Assim, você poderá reduzir pagamentos duplicados ou inconsistentes na conta frete, reduzir custos de transporte com a roteirização e garantir entregas mais ágeis.
Utilizar os dados ao seu favor fará com que você elimine os principais problemas da gestão logística e ainda tenha a oportunidade de ampliar a distribuição sem onerar na estrutura da área.
Ponto 5 – Seu cliente reconhecerá uma logística de alto nível
Por fim, quando o processo da logística está consistente, os ganhos não são apenas internos. O seu cliente também o reconhecerá como um fornecedor confiável, já que cumpriu os prazos estabelecidos para a entrega. A operação logística é fundamental para um bom relacionamento com o mercado e não pode ficar em segundo plano quando o assunto é melhoria contínua.
Veja na prática como estes pontos irão lhe garantir uma logística de alto nível analisando os cases da Lincros. Confira como os clientes estão melhorando processos e conquistando mais satisfação do cliente através da automação proporcionada pela nossa solução.
Gold Pão garante rotas mais inteligentes com sistema Lincros