Você conhece o verdadeiro valor que uma Torre de Controle logístico pode trazer para sua operação?
Muitas empresas estão recorrendo a Torres de Controle com o intuito de ter visibilidade da cadeia de suprimentos. A ferramenta traz informações para prever interrupções da cadeia e dar suporte à tomada de decisão.
Entretanto, ela não é apenas responsável por entregar a informação e guiar as ações. Muito além disso, ela traz valor para as operações. Porém, hoje em dia não é difícil encontramos “Torres” que apenas repassam a informação (visibilidade). Aliás, difícil sim é encontrar uma Torre que realmente entregue valor. Essas Torres funcionam como as telefonistas antigas, que só ligam de um ponto ao outro, terceirizando o problema e não resolvendo a sua causa raiz, que em muitas das vezes nem é mensurada pelos KPIs.
Em suma, quem contrata esse tipo de Torre não sabe de onde vem o “tiro” que onera os números da sua empresa. Elas apenas repassam a informação, fazendo uma triangulação.
Mas afinal, qual a lógica disso?
Nenhuma! Apenas traz um “conforto” ao cliente, que estabelece um padrão de recebimento da informação, e talvez, uma agilidade no processo.
Se for para apenas triangular informações, um bom sistema já resolve o problema. Afinal, por qual motivo alguém contrataria uma Torre com 10, 20, 30 pessoas triangulando informação? Isso é algo que não faz o menor sentido, além de ser um péssimo custo-benefício.
Qual a Torre ideal e qual o valor de uma verdadeira Torre?
O valor que a Torre de Controle traz para a operação é a redução de custos, o aumento de faturamento e o seu cliente satisfeito. Mas o que uma verdadeira Torre te traz é:
- Alertas e gerenciamento de exceções
Resolvendo as interrupções antes que elas atrapalhem a cadeia de suprimentos. - Visibilidade (end-to-end)
Visibilidade em todos os parceiros da cadeia de suprimentos. - Alertas e gerenciamento de exceções
Resolver as interrupções da cadeia de suprimentos antes que elas atrapalhem seus negócios. - Tomada de decisão
Defina as regras e deixe que a Torre tome as ações por você – a cadeia de suprimentos autocorretiva com tomada de decisão. - Ajustes sistêmicos
O sistema em si não é autossuficiente para ajustar dados errados. A Torre deve fazer isso para ter um KPI “limpo”. - KPIs bem definidos
Estratificação dos detratores dos números – identificação de quem é o responsável pelos números – aumentando a eficiência e reduzindo custos. - Reuniões sobre KPIs
Apresentação da estratificação dos KPIs. - Planos de ação
Acompanhamento dos números e tomadas de ação junto aos owners.
Confira alguns dos benefícios e números de uma verdadeira Torre de Controle
Em Valor estratégico:
- Conquista os clientes com níveis de serviço aprimorados, rastreabilidade e visibilidade do produto;
- Torna a empresa orientada por dados para tomar melhores decisões – KPIs de ponta a ponta;
- Planos de ação e Tomada de ação (pré-estabelecida) com os detratores, a partir da visibilidade dos KPIs – Estratificados (parte bem importante);
- Executa operações eficientes, escaláveis e ágeis com integração, automação e mitigação de riscos aprimoradas.
Em Valor operacional:
- Aumento da eficiência de entrega (1st Booking);
- Aumento do Ontime;
- Confirmações de entrega – Ontime;
- Redução de PNP;
- Redução do tempo de descarga;
- Diminuição do km;
- Redução de frota;
- Reduções de re-entregas.
Em Valor financeiro:
- Redução de custos com logística em 5-8% e a melhor eficiência do trabalho em 15-35%;
- Otimize a eficiência do capital com uma redução de 5 a 15% no estoque e de 8 a 15% na destruição – Shelf Life.
Em resumo, as Torres de Controle estão mudando rapidamente a forma como as cadeias de suprimentos são gerenciadas. Uma verdadeira Torre permite que uma empresa orquestre proativamente todas as funções da cadeia de suprimentos para aumentar o valor da empresa.
Assim, as empresas podem usar os insights da Torre de Controle para ajudar a gerar resultados estratégicos de negócios para cada micro segmento do mercado, enquanto avançam gradualmente em direção a uma cadeia de suprimentos autônoma e aprimorada.
Este tipo de ferramenta reúne pessoas, processos, infraestrutura de tecnologia e dados. Dá visibilidade de ponta a ponta à execução, ajuda as empresas a tornar as cadeias de suprimentos mais centradas no cliente, sustentáveis, responsivas e ágeis.
Imagem: bernd-dittrich-P_-S57fiFwE-unsplash