Fornecendo defensivos agrícolas para todo o Mercosul, a empresa conta com matriz em Curitiba e mais 5 CDs pelo Brasil, e encontrou na Lincros a parceria ideal para auxiliar sua gestão de transportes.
Com foco em gerar soluções inovadoras para o desenvolvimento do agronegócio, a ALTA (América Latina Tecnologia Agrícola) é uma empresa brasileira do grupo AGRIHOLD, um dos principais grupos de defensivos agrícolas do Mercosul, que opera há mais de 30 anos na América do Sul, com produção e distribuição de insumos essenciais para o manejo da agricultura. Sediada em Curitiba, atua no Brasil com uma linha de fungicidas, inseticidas, herbicidas e adjuvantes para diversos cultivos, e desenvolve continuamente seu portfólio para oferecer produtos inovadores e eficientes para o mercado de proteção de plantas no segmento de defensivos agrícolas.
Apostando continuamente em tecnologia, a empresa conta com um parceiro exclusivo para a identificação de oportunidades nas áreas da tecnologia da informação, inovação e tendências de mercado. Assim, desde 2017, passou a adotar em suas operações as soluções de Cotação e Auditoria de Fretes Lincros.
As soluções de TMS trouxeram automatização e uma grande melhoria na operação, em processos como o lançamento de CT-es no ERP, a seleção de melhor transportadora por pedido e a auditoria de fretes-fatura.
Segundo Daniele Santos, Coordenadora de Supply Chain da ALTA, “Hoje, a conferência de faturas é total, e muito mais rápida, pois o sistema demonstra onde estão as divergências, que são apenas de 20 a 30 divergências semanais. Levamos em torno de 5 minutos para conferir as faturas”.
Antes, a ALTA elegia apenas uma transportadora por região, e essa seleção era realizada manualmente, de acordo com a localidade do material a ser transportado. A indicação da transportadora na nota fiscal também era feita manualmente pelo departamento de faturamento, e a conferência de faturas, feita por amostragem, de forma esporádica.
“O sistema da Lincros nos auxilia em comparar os valores entre as transportadoras e acompanhar se a transportadora de preferência está com os valores iguais ou menores que a média de mercado”, comenta Daniele.
Em um comparativo dos meses de maio, junho e julho de 2022, a economia com faturas chega a quase R$16 mil com relação ao mesmo período do ano anterior, sendo que mais de R$39 mil tiveram seu pagamento bloqueado por inconsistência na fatura. Toda a automatização proporcionada pelos sistemas também permitiu um crescimento de mais de 2 milhões a mais no valor das faturas auditadas.