Logística e gerenciamento da cadeia de suprimentos não são novas ferramentas de gestão no mercado. De acordo com Martin Christopher, autor de “Logística e Gerenciamento da Cadeia de Suprimento”, elas são usadas desde os tempos das construções das pirâmides pelo povo egípcio e também na formulação de estratégias de guerra. Hoje, a logística é utilizada para redução de custos operacionais, em outras palavras, para diminuir os custos aumentando os lucros. O que é necessário para a gestão de processos eficientes.
Apesar de antiga, a logística tem mudado os conceitos e formas de gerir os estoques e as entregas de mercadoria.
Se, antigamente, ela poderia ser chamada apenas de ferramenta, hoje é considerada uma das principais armas de uma empresa. É por meio de uma logística eficaz com indicadores de desempenho, que empresas conseguem melhorar o funcionamento interno. E ainda, integrar processos e dar maior comodidade e rapidez no atendimento dos clientes.
Para o auto do livro “Gestão de Estoques na Cadeia de Logística Integrada”, Hong Yuh Ching, o controle de estoque é responsável por absorver até 40% dos custos totais de uma empresa. Isso significa que tudo começa ali e que essa etapa precisa de atenção também.
Além dessa, existem tantas outras que merecem atenção. Nesse post, vamos dar 4 dicas para redução de custos operacionais de entrega. Para isso você precisa:
1. Centralizar informações
Com tantos processos envolvidos durante as operações de entregas, integrar todos é o melhor caminho para não gerar retrabalho ou confusão de informações. Para isso existe o ERP (Enterprise Resource Planning). O ERP é um software de gestão geral da empresa.
Um dos recursos para acabar com a conferência manual e todos os erros que vêm dela é a checagem por rádio frequência. A ferramenta permite uma conferência exata das mercadorias por meio de seus códigos de barras, os chamados EAN’s (European Article Numbering) e DUN’s (Distribution Unit Number), diminuindo drasticamente as chances de erro humano.
3. Otimizar a rota de entrega
A otimização da rota é fator fundamental para reduzir custos operacionais quando uma mesma viagem destina-se a atender a várias entregas. A melhor maneira é identificar a rota mais econômica ou mais rápida e que atenda a todos os pontos de entrega, minimizando assim os custos de transporte.
4. Certificar entregas
Inúmeros cases já mostraram que a certificação de entrega diminui o número de devoluções. Com um simples smartphone ou um teclado logístico, o motorista troca informações sobre problemas encontrados no caminho com a central. Esse processo é feito de maneira digital e em tempo real.
A central pode atuar o mais rápido possível e tomar decisões importantes mais assertivas. Sabendo o que está acontecendo com sua equipe, a central informa o cliente sobre eventuais atrasos e evita um abalo na credibilidade da empresa.
Além disso, você tem alguma dica para redução de custos operacionais de entrega? Compartilhe nos comentários!
Crédito de imagem: Joost J. Bakker/CC