3 principais desafios de circulação de atacadistas distribuidores

Os desafios de circulação de atacadistas distribuidores são majoritariamente relacionados ao trânsito. Além da dificuldade de contratação de mão de obra qualificada e ao número de restrições de circulação de veículos.
A conclusão faz parte de uma pesquisa realizada pela área de Inteligência de Mercado do ILOS (Instituto de Logística e Supply Chain), no Brasil. Ainda de acordo com o estudo, o quadro vai se agravar ainda mais no futuro se nada for feito.

Segundo a pesquisa, o trânsito (83%) é o grande causador de problemas. O que dificulta a circulação e inviabiliza a boa prestação de serviços de distribuição. O segundo maior problema é a dificuldade de contratação de motoristas (80%), fator em comum com o setor nos Estados Unidos, como já abordamos aqui no blog. Há empresas que possuem frota renovada e moderna, mas que acaba sendo subutilizada por falta de motoristas.

Em terceiro lugar na lista de desafios de circulação de atacadistas distribuidores aparecem as restrições de circulação (78%), grande obstáculo às entregas urbanas. Elas incluem áreas e horários de restrição de circulação e rodízio de placas. As principais restrições estão relacionadas ao horário de carga e descarga e ao tamanho e peso dos veículos.

Por fim, surgem itens facilmente gerenciáveis pela própria empresa, como roteirização (22%) e janelas de entrega (19%). Para solucionar esses problemas, os atacadistas distribuidores têm apostado no investimento em tecnologia da informação e dos ativos. Além da utilização de veículos menores, no uso de plataformas de carga e descarga nos veículos e na melhor utilização de motoristas nas rotas.

E na sua região? Quais são os maiores desafios de circulação de atacadistas distribuidores? Comente.

Crédito de imagem: Gickel/CC

Receba os melhores conteúdos sobre logística no seu e-mail e otimize a gestão da sua empresa.

Os conteúdos são 100% gratuitos e você pode parar de receber quando quiser.

SOBRE A

Fundado em 2003, o KaBuM! foi um dos pioneiros no comércio eletrônico brasileiro e hoje é o maior e-commerce do segmento de tecnologia na América Latina.

Com mais de 20 mil produtos em seu catálogo, o KaBuM! está sempre à frente e traz em primeira mão os melhores lançamentos do mercado mundial. São mais de 8 milhões de pessoas atendidas e entregas realizadas em todas as regiões do país, totalizando mais de 5.000 cidades.

O e-commerce é um dos sites mais acessados do país e lidera o ranking das lojas virtuais mais recomendadas pelos consumidores brasileiros, no segmento de tecnologia*, com os principais índices de avaliação e selos de qualidade da internet.