Transportadoras de mercadorias devem promover eficiência de processos. Tais como: entrega no prazo, rotas otimizadas e pontualidade são os objetivos de qualquer empresa que trabalhe com transporte de mercadorias. Para conquistá-los, não adianta apenas querer prestar um bom serviço e torcer para que dê certo. Sua empresa deve saber quais os erros mais comuns cometidos no setor, acompanhar os avanços tecnológicos e treinar a equipe, para então, evitá-los.
Para que você fuja de dores de cabeça referentes às operações logísticas da sua distribuidora, separamos três erros dos quais você deve ficar longe. Acompanhe:
1. Não treinar a equipe de transportadoras de mercadorias
Não adianta nada um sistema moderno com inúmeras funcionalidades se seus colaboradores não sabem usá-lo. Seja qual for a plataforma de gestão que sua empresa adotar, mostre as vantagens e as falhas dela para quem vai depender dessa ferramenta para trabalhar diariamente. Se puder, ofereça cursos de aperfeiçoamento para sua equipe. Motive-a!
2. Não se comunicar com a frota
Outro erro bem comum é deixar a entrega nas mãos apenas da equipe de entrega. É claro que será essa equipe a responsável direta pela entrega bem sucedida, mas ela precisa de apoio da central. Comunique-se com esses profissionais. Além de evitar erros de rota e retrabalho, estar conectado com a frota pode, inclusive, ajudar na diminuição de devoluções.
3.Transferir gastos adicionais de logística para o cliente
Se algo deu errado durante o processo, como produtos avariados ou mesmo desvio para uma rota mais longa, não desconte no cliente. Muitas empresas acabam adicionando gastos extras com logística no valor da mercadoria. Evite ao máximo empurrar os custos e ineficiências para seus clientes. Além de não ser uma boa prática, pode fazer com que eles desistam da sua empresa no futuro e busquem soluções mais eficazes e baratas.
Que outro erro transportadoras de mercadorias jamais devem cometer? Compartilhe com os leitores deixando um comentário.
Crédito de imagem: pocopina/CC